10 DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO DO ENEM

Se você tem dificuldades para fazer uma boa redação aqui vão algumas dicas para melhorar seu desempenho na redação do ENEM:

  • Faça o rascunho antes de responder as questões da prova:

Talvez você esteja se perguntando porque fazer a redação antes de iniciar o restante da prova, há três respostas principais para isso:

Primeiramente ao chegar para fazer a prova a mente está mais relaxada, pois você ainda não começou a resolver 90 questões.

Segundo que ao finalizar a prova (responder às 90 questões) você irá revisar o rascunho antes de passar a redação para a Folha oficial (lembre-se de organizar seu tempo para isso), e depois de um tempo conseguimos perceber os erros ou incoerências que escrevemos.

Terceiro que pode surgir alguma ideia nova para a redação durante o tempo em que você responde a prova e neste caso poderá mudar parte do rascunho.

  • Não inicie a redação de forma clichê:

Clichê são frases repetitivas e sem originalidade, como por exemplo: atualmente, nos dias atuais, no Brasil, no mundo, etc.

  • Não utilize palavras difíceis ou rebuscadas as quais você não sabe o significado:

Muito cuidado com palavras difíceis ou rebuscadas elas podem ter significados diferentes do que você imagina e acabar atrapalhando o desenvolvimento da sua redação.

  • Utilize citação no texto apenas se você tiver certeza de quem é o pensador dessa ideia:

Em muitos lugares podemos ter conhecimento de redações nota mil em que os autores usaram uma citação de algum pensador (filósofo, sociólogo) ou fizeram referência a um período histórico na redação, mas isso é um ponto a se tomar cuidado, pois se você errar o período ou fazer referência incorreta, perderá muitos pontos na redação.

  • Estruture a redação corretamente (introdução, desenvolvimento e conclusão):

Sabe aqueles filmes que te obrigam a pensar, porque tem o inicio e depois volta no tempo ou vai para o futuro várias vezes, então o examinador não quer ficar indo e voltando, porque isso não faz parte da estrutura da redação, esta precisa de inicio (introdução), meio (desenvolvimento + argumentos) e fim (conclusão e intervenção).

  • Não fuja do tema:

Esse tópico é o mais simples, se o tema por exemplo é violência contra mulher foque nisso e cuidado para não envolver outros assuntos como por exemplo a violência infantil e acabar se perdendo no decorrer do texto.

  • No desenvolvimento argumente:

No mínimo dois e no máximo três argumentos, não há espaço suficiente na redação para mais de três argumentos, haja visto que você terá que explicá-los, pois a partir deles se expõem as ideias demonstrando a relação do seu argumento com a solução para o problema exposto. Se estiver com dificuldades não tente colocar um terceiro argumento no desenvolvimento, apenas explane bem os outros dois.

  • Faça a proposta de intervenção

A proposta de intervenção tem relação direta com os argumentos, esta é a proposta de solução para o problema apresentado pelo examinador.

  • Capriche na letra

Pode parecer irrelevante para alguns, mas sério pessoal façam pelo menos uma letra legível para que o corretor entenda e possa corrigir seu texto.

  • Utilize o vocabulário formal

Nada de colocar gírias na redação e se você tem dúvida quanto a grafia correta da palavra tente substituí-la por outra com o mesmo significado.

Depois dessas dicas você está pronto para manter o foco nos estudos e mandar bem na redação do ENEM. Não se esqueçam de treinar a redação e organizar o seu tempo na hora da prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *