CRONOGRAMA CAPILAR

Corriqueiramente nos deparamos com inúmeras informações sobre cuidados com os cabelos, e sempre vem a tona os mesmos questionamentos, é bom? para que serve? com funciona? que produtos usar?, entre outros.

Uma das novidades a respeito desses cuidados é o cronograma capilar, e nesse post vou explicar de forma simples e rápida as principais dúvidas sobre o cronograma.

O que é o Cronograma Capilar?

É um método que pode ser utilizado em qualquer cabelo, seja ele virgem ou que tenha passado por tratamento químico, com a finalidade de recuperar ou simplesmente revitalizar os fios.

O cronograma é um procedimento de 1 mês de cuidado com os fios, que pode ser prolongado a depender do estado dos fios e do resultado que se espera.

A técnica consiste em 3 etapas:

  • hidratação
  • nutrição
  • reconstrução

Etapas:

Hidratação: Tem por finalidade repor a água perdida pelos fios capilares, o que pode ocorrer por exposição ao sol, vento, secador ou chapinha. O procedimento tende a revitalizar o cabelo deixando o mais resistente e brilhante.

Nutrição: Tem por finalidade repor lipídios, que podem ser perdidos em decorrência da realização de procedimentos químicos. O cabelo que precisa de nutrição por muitas vezes está quebradiço, fraco e ressecado. A maior parte dos produtos de nutrição trazem em sua composição óleos e tendem a diminuir o frizz e o aspecto armado dos cabelos, deixando os com brilho e mais alinhados.

Reconstrução: Essa etapa tem a função de repor a massa do cabelo, sendo indicada principalmente para cabelos frágeis, pois devolve os aspectos naturais dos cabelos por meio da reposição de queratina nos fios.

Como realizar o cronograma:

Primeiramente é necessário adquirir produtos específicos para cada etapa:

  • Shampoo, condicionador e máscara de tratamento específica para hidratação;
  • Shampoo, condicionador e máscara de tratamento específica para nutrição;
  • Shampoo, condicionador e máscara de tratamento específica para reconstrução.

Ou pelos menos um shampoo para limpeza dos fios, e as máscaras de tratamento específicas a ser utilizada em cada passo do cronograma.

As etapas do cronograma capilar podem ser feitas de forma simples, tudo depende da linha de produtos escolhida, mas na maior parte dos casos utiliza-se primeiramente o shampoo, para lavar os cabelos e abrir as cutículas, após este a máscara de tratamento, pois com as cutículas abertas o produto tende a penetrar os fios e ser melhor absorvido, e por último o condicionador para fechar as cutículas, selando a fibra capilar.

Algumas linhas podem incluir ainda o uso de leave in’s, óleos com proteção térmica, óleos finalizadores, etc, para um melhor resultado do procedimento.

Como utilizar o cronograma capilar:

O cronograma pode ser prescrito por um profissional de beleza, pode ser encontrado em aplicativos para celular e ainda em alguns sites.

Preferencialmente eu tenho utilizado o cronograma capilar da boticário, (link e imagem abaixo), pois, o site disponibiliza três tipos de cronograma diferentes a depender do estado em que se encontra o cabelo (saudável, danificado e muito danificado), e ainda é possível comprar os kits completos para realização do cronograma.

https://www.boticario.com.br/match/cronograma-capilar

Cronograma Boticário cabelos saudáveis

Mas se você estiver procurando algo mais em conta existem outras linhas, como a Niely GOLD e  L’Oréal Elseve que também podem ser utilizadas no cronograma.

Tem mais, se você tem dificuldades para se adaptar ao cronograma utilize os aplicativos de celular, são super práticos e você não vai esquecer do dia e hora de fazer a etapa.

Cuidados com procedimento:

Como quaisquer outros cuidados com o cabelo, o cronograma deve ser feito de forma correta, respeitando sempre o intervalo de 48 horas antes da próxima etapa, para não causar o chamado efeito rebote em que há uma sobrecarga do fio e tem se o efeito contrário ao esperado do procedimento, como degradação dos fios, ou estes podem ficar pesados e duros o que pode levar a quebra.

Além de que ao utilizar cada produto deve se respeitar os tempos de repouso indicados, nada de ficar com as máscaras por horas porque o cheiro é bom ou efeito dela é bonito.

Dessa forma você poderá ter um cabelo bonito e saudável com cuidados práticos, mesmo tendo aquela rotina super agitada, pois o cronograma é algo simples e rápido que pode ser feito até durante o banho.

E vocês já fizeram o cronograma? Comentem ai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *